Gerenciamento consolidado numa única plataforma

SAP ERP

As organizações são sistemas complexos onde as interações entre as diferentes áreas estão orientadas para a troca de informações e comunicação, o que permite a tomada oportuna e a tempo de decisões dos negócios.

A solução SAP ERP é um facilitador que otimiza as interações entre áreas críticas de negócios. Posiciona as áreas funcionais para que, por meio do modelo de processos e informação oportuna e completa, possam ser produzidas atividades operacionais, táticas e estratégicas, permitindo á organização que de maneira orquestrada entregue seu máximo valor, com o objetivo final de atingir seus objetivos.

As características do SAP ERP que o tornam único são as seguintes:

  • Fornece informação em tempo real para todas as áreas que á exigem.
  • Os dados têm uma estrutura padrão entre os módulos e uma manutenção centralizada.
  • Habilita informação crítica e útil entre todos os componentes da organização.
  • Elimina a duplicação, descontinuidade e redundância dos dados.
  • Fornece controle oportuno entre os processos de negócios.
  • Fornece segurança e rastreabilidade nas transações que são executadas.

Com a implementação de SAP ERP, integram-se os processos e os tempos de resposta de negócios. Melhora significativamente a eficiência, consistência e disponibilidade da informação ao longo das atividades do negócio, permitindo uma tomada de decisões adequada.

Módulos que integram o SAP ERP:

Processos Financeiros

FI – Finanças
CO – Custos
AM – Ativos fixos
PS – Gerenciamento de Projetos

Processos Logísticos

MM – Gerenciamento de Materiais
SD – Vendas e Distribuição

Processos Produtivos

PP – Planejamento de Produção
PM – Manutenção de Planta
QM – Gestão de Qualidade

Recursos Humanos

HCM -Gestão de Capital Humano
PA – Gestão de Pessoal
PD – Desenvolvimento de Pessoal
PY – Folha de Pagamento

Soluções Industriais

Integração de processos

Processos Financeiros

FI – Finanças: este módulo gerência os processos de contabilidade geral, contas a cobrar, contas a pagar, contabilidade bancária, gestão orçamentária, tesouraria e consolidação legal.
CO – Custos: as funcionalidades incluídas abrangem os processos de controladoria, contabilidade por centro de custo, ordens internas, custos de produção, análise de rentabilidade, análise de centros de lucro, custos ABC baseados em atividades.
AM – Ativos fixos: coordena os processos de contabilidade dos ativos para a sua administração e supervisão, serve como livro auxiliar de maior de contabilidade, fornecendo informações detalhadas sobre os movimentos relacionados aos ativos fixos.
PS – Gerenciamento de Projetos: monitoramento e controle do ciclo de vida e estrutura dos projetos na organização. Módulo integrado com as outras funcionalidades SAP usadas para planejar, executar, alocar custos e manter a rastreabilidade dos elementos de custo e receita ao longo do projeto.

Processos Logísticos

MM- Gerenciamento de Materiais: abrange o ciclo completo dos processos da cadeia de suprimentos: desde o planejamento de requerimento de materiais com base na demanda e consumo, avaliação de fornecedores, processos de procura e verificação de faturas; até o gerenciamento de inventario e armazém para a organização de estoque. Este módulo contém o registo mestre de materiais, que é uma ampla fonte central de dados específicos dos materiais da empresa e é usado por todas as áreas de logística e financeira.
SD – Vendas e Distribuição: o módulo gerência as atividades relacionadas ao ciclo de vendas: planejamento, pedidos, verificação de disponibilidade, promoções e ofertas, gestão de crédito e de riscos, preço, impostos aplicáveis, documentos de faturamento e contas de receita. Também controla os processos relacionados ao processamento de embarques e geração de documentação e recebimentos. Os dados críticos são organizados no Mestre de Clientes, que otimiza a gestão de negócios devido ao seu conteúdo.

Processos Produtivos

PP- Planejamento de Produção: o módulo alcança o alinhamento da demanda por produtos com as capacidades de produção para gerar planos de manufatura, onde são controlados: os materiais, custos e mão de obra envolvidos, os dados mestres que são gerados e as transações são integradas aos módulos de logística, produção e financeiro.
PM- Manutenção de Planta: estabelece as condições de trabalho e manutenção preventiva e medidas de reparo dos sistemas técnicos ou maquinário. As rotinas de manutenção também são estabelecidas e o controle dos recursos e materiais destinados a manter o equipamento em estado ótimo.
QM – Gestão de Qualidade: através deste módulo são coordenadas as tarefas associadas à inspeção, planejamento, controle e criação de certificados associados aos processos de garantia de qualidade. O módulo é altamente estatístico e permite o armazenamento e a manutenção de dados de qualidade para monitorar planos e programas de melhoria.

Recursos Humanos

HCM – Gestão de Capital Humano: através da implementação deste amplo módulo consegue-se uma gestão eficiente dos processos relacionados com o pessoal de uma organização. As informações geradas são integradas com os outros módulos SAP e com possíveis aplicativos externos para obter uma ampla cobertura das necessidades dos processos transacionais.

PA – Gestão de Pessoal: um sub-módulo que permite monitorar os dados mestres, funções, salários e bônus dos empregados.

PD – Desenvolvimento de Pessoal: este sub-módulo centra-se nas qualidades e tarefas de cada empregado, qualificações e plano de carreira.

PT – Avaliação de tempos: processa presenças, ausências e outros movimentos, bem como seu impacto no salário bruto e cálculos relacionados.

PY – Folha de Pagamento: processa os cálculos relacionados ao pagamento dos empregados, incluindo atribuições, deduções, contribuições, impostos e executa outras atividades de natureza legal.